Vamos entender de uma vez o que é Design Thinking: abordagem pode ser uma ajuda e tanto na hora de
- muralescolar
- 21 de mar. de 2018
- 2 min de leitura

Ouvimos por aí muita gente falando de Design Thinking, que é importante usar Design Thinking para inovar, que Design Thinking ajuda a pensar novas possibilidades. Porém, às vezes, todo esse falatório parece meio confuso. Vamos desvendar de uma vez por todas o que é Design Thinking.
Entrevistei o coordenador da Fiap, Cláudio Carvajal, que está me ajudando a construir uma série de vídeos para ajuda no desenvolvimento de startups. Ele explicou claramente no vídeo abaixo como colocar em prática o Design Thinking.
Para começar, não podemos pensar no Design Thinking como uma metodologia. Não há caminho pronto, com etapas pré-estabelecidas a serem seguidas que sirvam para qualquer situação. Design Thinking é, na verdade, uma abordagem para solucionar problemas de forma colaborativa e criativa. Mas é possível indicar um caminho.
O primeiro passo é identificar um problema ou oportunidade e se colocar no lugar do cliente ou do usuário da solução que será criada.
Em seguida, é hora de colocar a criatividade para funcionar e começar a pensar nas soluções possíveis para o problema. Como a ideia é ser colaborativo, o ideal é ter uma equipe multidisciplinar, formada por pessoas com diferentes experiências para fazer esse brainstorm.
Depois, é o momento de entrar com o lado analítico e filtrar as melhores possibilidades apontadas e verificar qual é viável. Aqui, a equipe plural também faz toda a diferença. Por exemplo, imagine que um publicitário tem uma ideia mirabolante de uma ferramenta para um site, o desenvolvedor vai apontar se é possível ou não colocá-la em prática.
Por último, é testar a ideia e, se tudo funcionar bem, colocar no mercado.
Qualquer empresa, de qualquer tamanho e em qualquer momento pode usar o Design Thinking. É possível usá-lo para começar o negócio, para criar um novo produto e até melhorar a gestão de uma empresa. Não é complexo, Carvajal mesmo diz, mas é preciso colocar a caixola pra trabalhar.
Fonte: Pequenas Empresas, Grandes Negócios
http://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/noticia/2018/03/vamos-entender-de-uma-vez-o-que-e-design-thinking.html













Comentários